Faça do seu comércio um gigante em vendas com uma Solução OmniChannel! Se ainda não a conhece, seja um dos primeiros a implantar na sua loja.
Robustez, transparência e eficiência na gestão comercial. Milhares de empresários tiveram seus negócios impulsionados com o uso de softwares conhecidos como ERP’s (Enterprise Resource Planning).
Alguns estudos comprovam que essas ferramentas tecnológicas contribuem para as empresas atingirem vantagem competitiva. Por outro lado, é cada vez mais notória a necessidade de integrar o gerenciamento da atividade comercial, que se desenvolve no mundo físico, mas expande cada vez mais pelo mundo virtual.
Chega em ótima hora a Solução OmniChannel
Na evolução da vida no planeta, uma ou mais forças impõem uma condição desfavorável. Os seres vivos respondem a essa condição mostrando estratégias que limitam os efeitos negativos da condição sobre eles.
O mesmo acontece em uma das criações da espécie humana: o mercado. O surgimento da pandemia de COVID-19 vem sendo uma condição extremamente desfavorável para o setor varejista. Com medo de contrair a doença, os consumidores alteram seu padrão de consumo. As lojas físicas foram obrigadas a encerrar as atividades ou no mínimo experimentaram uma queda acentuada nas vendas.
O comércio online aumentou explosivamente no Brasil. Quando o mês de maio de 2019 foi comparado com o de 2020, foi verificado um crescimento de 137,5% de crescimento do e-commerce. Uma parte desse resultado vem do fato de experimentarmos milhares de brasileiros, que nunca haviam comprado antes pela internet, passando a fazer isso.
Essa foi a resposta do consumidor à adversidade inesperada. E a resposta do empresário? Nós estamos diante de um cenário que cria mais complexidade para a gestão comercial. É verdade que somos inventivos, criativos diante dos desafios. Também é verdade que muitos empreendedores já estavam familiarizados com ERPs e através deles controlavam as operações das suas lojas.
Porém, um ERP voltado apenas para a loja física deixava sem controle o e-commerce, que, diga-se de passagem, foi muitas vezes implantado às pressas. Nesse modelo, as operações na web não estão transparentes. Ao mesmo tempo, essas operações dependem da loja física para se concretizarem. Obviamente essa desconexão gera problemas!
O que significa OmniChannel?
O termo em latim omni pode ser traduzido como tudo, todos. Channel é canal em inglês. Dois canais de venda a serem conectados: um representado pela loja física e o outro pela virtual. Uma solução multicanal.
Portanto, um OmniChannel é um tipo de software de gestão e automação comercial. Ou seja, é um ERP. Mas ele comporta um diferencial: as operações executadas em um canal ficam conhecidas pelo outro canal. Em outras palavras, é uma estratégia fornecedora de um sistema integrado. Enfim, é o que todo varejista precisa para ter uma gestão sólida de seu negócio.
Que tipo de problema existe em usar dois ERPs?
Na urgência de dar continuidade à gestão comercial, a solução prática que certos empresários encontraram foi trabalhar com dois ERPs: um para a loja física e outro para a loja virtual. Acontece que esses ERPs não interagem entre si. Então, os lojistas experimentaram problemas como esses:
⦁ Clientes compravam online e pediam para retirar a mercadoria na loja física. No momento de fechar a venda, o ERP da loja virtual desconhece o estoque da loja física. Quando os clientes buscavam os produtos comprados, esses não estavam disponíveis. Ou seja, se dirigiram à loja física em vão.
⦁ Consumidores compravam online, mas queriam trocar a mercadoria na loja física. Outros tinham comprado na loja física, mas solicitaram a troca online. Essa ficava condicionada à remessa do que foi comprado e recebimento do novo produto através do serviço de entregadores. Usando ERPs isolados em cada canal de venda, o lojista não conseguia rastrear a origem da mercadoria. Muito menos a origem da venda. Ele também desconhecia a disponibilidade do produto no canal em que o consumidor desejava a troca. Isso significava elevar a chance de deixar o cliente insatisfeito.
A Solução OmniChannel não é somente um software de gestão e automação comercial. Ela é uma ferramenta extremamente funcional, que opera como um sistema integrado.
A Office System sempre atenta a novas tendências e tecnologias, desenvolveu aplicações que se moldam a estrutura do Master Key, como por exemplo:
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