O controle de estoque é usado para mostrar a quantidade de produtos que sua empresa tem, bem como a variedade de produtos disponíveis para venda ou para uso na prestação de serviços ou produção.
Mas afinal, quanto estoque devo manter?
No controle de estoque, decidir quanto de estoque você deve manter está diretamente ligado ao tamanho e tipo do seu negócio, além do tipo de estoque que você deverá ter. Se você tem um espaço pequeno para armazenagem, você pode comprar grandes quantidades de estoque e pagar uma taxa para seu fornecedor guardar ele para você e ir lhe entregando aos poucos, conforme necessário.
No caso das lojas, é necessário saber quanto de cada um dos seus produtos você deve ter em casa a pronta entrega, bem como lembrar da sazonalidade. Lojas de roupas, por exemplo, devem trabalhar com um tipo de estoque para cada estação e programar suas compras de acordo com a mesma.
Produtos encalhados representam dinheiro parado e falta de capital para investir em novos produtos, por isso, caso algum produto fique entupindo seu estoque faça uma liquidação para ter dinheiro para investir na renovação do seu estoque. Lembre-se o controle de estoque inicia-se no planejamento da compra e termina na venda, sendo necessário levar em consideração que entre a compra, a entrega e a venda, você terá dinheiro parado e precisará ter capital de giro para sustentar sua operação.
O estoque e o relacionamento com fornecedores é fundamental para o controle responsável, já que a primeira coisa que você deve levar em consideração na hora de pensar no estoque da sua empresa é a rotatividade de cada produto: o quanto os clientes demandam cada um deles. O ponto de partida para essa análise é o histórico de vendas, que permite elencar quais itens exigem um estoque maior e quais deles podem ter uma reserva mais reduzida. Para os itens com menos giro, também é possível agilizar solicitações ao fornecedor sempre que for necessário, eliminando a necessidade de estocagem.
Além disso, ter um bom relacionamento com o fornecedor lhe permite mais flexibilidade e facilidade nas negociações. Ainda que o preço não seja o único fator a ser considerado, sem dúvida é um elemento importantíssimo, até para que você consiga fazer uma precificação competitiva para atrair seu cliente.
Combinar custos e formas de pagamento com o fornecedor, além de auxiliar na precificação, dá a oportunidade de avaliar o quanto isso é necessário para formar seu estoque com segurança. E ainda, como dito, a velocidade da entrega é algo primordial, e o tempo entre o pedido e a entrega é um dos elementos a entrarem na conta na hora de planejar o estoque.
Tenha como aliado um software que possibilita o controle do seu estoque, sendo possível a visibilidade e a transparência do que você tem e o que precisa repor.
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