Em função do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) solicitou à Presidência da República e a Casa Civil o adiamento do horário de verão. Já que a data escolhida para a troca do fuso horário coincidiria com o primeiro dia de prova.
As datas das provas do Enem foram divulgadas pelo MEC em 18 de janeiro deste ano para os dias 4 e 11 de novembro. E com o início do horário de verão os relógios devem ser adiantados em uma hora em 10 estados e o Distrito Federal. Com a avaliação do MEC e alteração do horário, os candidatos poderiam se confundir e perder a hora da prova.
Tradicionalmente o horário de verão tem início a partir da meia noite do terceiro domingo de outubro, porém através de um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado, ficou definido que neste ano seria no primeiro domingo de novembro.
O TSE afirma que com a alteração do horário alguns estados fariam a apuração dos votos em horário diferentes, por não implantarem o horário de verão.
Em relação ao pedido do MEC ainda não há uma resposta se o horário de verão será adiado mais uma vez. Caso o Palácio do Planalto negue o adiamento o horário de verão, o mesmo iniciará à 0h do dia 04 de novembro e terminará em 16 de fevereiro de 2019.
Com isso é importante estar em alerta para a mudança do horário de verão em seu sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Pois a mesma não fará a emissão caso o seu sistema não estiver atualizado.
Os estados a adiantarem em uma hora os relógios serão o Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
Para verificar a versão que você utiliza, abra seu Master NF-e e verifique conforme na imagem abaixo:
Caso a sua versão for menor que a 7.36 entre em contato com o suporte para providenciar a atualização.