Ficamos entusiasmados em poder compartilhar este conteúdo com você amigo leitor, acreditamos que se você chegou até aqui provavelmente está buscando pela otimização dos processos do seu negócio ou empresa.
Neste texto queremos explanar um assunto muito procurado na internet, que é a famosa pergunta como posso controlar e organizar o meu estoque?
Seja você é proprietário de um mercado, uma padaria ou loja de roupas, loja de autopeças, loja de materiais de construção, loja de estética, loja de brinquedos ou qualquer outro tipo de comércio, então fica conosco até o final pois vamos dar algumas dicas valiosas do processo correto para controlar o estoque, além de abordar algumas situações que acontecem muito no dia a dia das empresas e que não são legais.
Existe um pensamento errôneo por parte dos proprietários de pequenas e médias empresas de que somente grandes corporações precisam e conseguem fazer um controle de estoque eficaz. Porém acreditamos que isso é um mito, pois para realizar esta tarefa não é necessário um investimento alto.
O termo controle de estoque representa fazer o gerenciamento adequado sobre as mercadorias existentes na sua empresa. Saber quantos produtos você tem na sua loja, identificar o momento certo de repor algum produto, identificar os produtos mais vendidos, identificar mercadorias com pouco giro, ter a localização física do produto na sua loja, etc.
Outro ponto importante é como controlar o estoque. Existem duas maneiras de controlar, as formas manuais e os processos automatizados.
Manuais:
Nesta modalidade tudo é feito no papel ou pelas famosas planilhas de Excel, mas bem, atire a primeira pedra quem nunca fez controles por elas?! O bacana é que é possível ter um controle de estoque desta maneira, porém a pessoa responsável por esta tarefa precisa ser muito organizada e jamais pode esquecer de efetuar os registros de
vendas, compras, reposições, perdas, furtos, etc. Executando esse processo todos os dias, sim é possível manter o estoque organizado.
Mas convenhamos, nos dias de hoje tempo é dinheiro e para controlar o estoque dessa maneira o tempo é o que mais será necessário.
Imagina uma loja de pneus em pleno funcionamento, onde você tem 3 ou 4 vendedores internos vendendo sem parar, controlar o estoque dessa maneira manual fica muito, mas muito difícil e demorado e ainda tem o risco de furos e falhas humanas nos lançamentos.
Forma automatizada de controlar o estoque: É aí que a história começa a mudar e temos certeza que você vai concordar conosco. Em primeiro lugar é obrigação de qualquer empresa no regime tributário do Simples ou Regime Normal informar ao fisco informações referentes as vendas e compras efetuadas. Consequentemente para fazer isso as empresas fazem a contratação de um Software de Gestão Comercial.
Este software registra automaticamente a movimentação do estoque. Por exemplo, sua equipe de compras faz o lançamento de uma nota de compra de 5 unidades de determinado produto, ao fazer isso o sistema automaticamente lança a entrada de 5 unidades. Da mesma forma ao realizar uma venda de algum produto, a quantidade vendida é automaticamente descontada do estoque.
Se você gestor, concorda que tempo é dinheiro, então não há mais como continuar a controlar o estoque em planilhas, você precisa contratar um Software de Gestão urgentemente.
Compras e vendas são o básico ao falar de entradas e saídas de mercadorias no estoque, porém há várias outras funcionalidades importantíssimas em um bom software de gestão comercial, exemplos:
º Pedidos de vendas;
º Pedidos de compra;
º Condicionais;
º Relatórios Gerenciais de posição de estoque;
º Registro de inventário;
º Geração de arquivos fiscais como SPED FISCAL, SPED PIS COFINS,
SINTEGRA.
Queremos destacar quão importante é ter a possibilidade de gerar relatórios gerenciais do estoque. Você pode verificar exatamente a quantidade de produtos de uma variada marca, grupo ou subgrupo de produtos.
É possível até mesmo saber quais são os produtos mais vendidos por período, saber também quais produtos estão com pouco giro no estoque, etc.
Toda essa informação dá poder para o responsável pelo estoque ou dono da empresa. Com estes relatórios é possível saber o momento exato de compras mais um produto, identificar produtos pouco vendidos, etc.
O meu estoque não está fechando. Essa frase nós já ouvimos bastante, acredito que você já deve ter passado por isso também. Queremos ressaltar com essa frase a importância de não somente ter um ótimo sistema de gestão, bem como ter uma equipe preparada para utilizar esse software, fazendo corretamente todos os processos de lançamento de notas de entrada e saída, lançamentos dos pedidos e condicionais.
Executando corretamente as contagens quando necessário e gerando relatórios da forma certa. Normalmente erros de estoque se devem a alguma informação não lançada neste processo descrito acima.
Controlar o estoque não precisa ser difícil. Aplicando essas dicas que colocamos neste texto com certeza o gerenciamento dos produtos será muito mais fácil.
Nós, da Office System, acreditamos no poder que a Gestão entrega para as pequenas e médias empresas. A prova disso é que a mais de 25 anos ajudamos empresas a controlarem os seus estoques e otimizar processos através do Master Key – Sistema de Gestão Comercial.
Um poderoso sistema que entrega tudo isso que descrevemos no texto.
Se você está procurando um sistema que te ajude a controlar o estoque, além de poder automatizar muitos outros processos da sua empresa como vendas, compras, pedidos e etc. Então convidamos você para acessar nossos canais digitais e conhecer melhor o Master Key e tudo que ele pode oferecer para o seu negócio.
O Master Key ajuda atualmente mais de 7 mil empresas, de norte a sul do Brasil, impulsionando sonhos.
Por hora é isso, esperamos ter ajudado você.
Até mais.
Para maiores informações acesse:
https://www.officesystem.com.br/produtos/master-key ou ligue para 051
3748-1792
✓ INSCREVA-SE NO CANAL: Office System
✓ INSTAGRAM: https://www.instagram.com/officesyste…
✓ FACEBOOK: https://www.facebook.com/officesystem