Se você chegou até este texto é porque você deve estar abrindo uma empresa, ou está pensando em empreender nos próximos dias. Ficamos realmente muito entusiasmados com essa decisão, pois acreditamos e incentivamos o empreendedorismo no Brasil.
Nossa missão é transmitir informação relevante, que possa de fato ser útil no processo de abertura de uma empresa.Acreditamos que a informação e o conhecimento são fundamentais para obter êxito nos negócios, bem como evitar que empresas tenham que fechar as portas em pouco tempo. Alguns dias atrás publicamos um post explicando este assunto, o porque muitas empresas não sobrevivem aos primeiros 12 meses de atividade.
Passo a passo para você que deseja começar um negócio:
Levando em consideração que você já tem o negócio desenhado e que falta apenas colocar em prática, ou seja, tirar a empresa ou negócio do papel e legalizar.
Procure um profissional contábil qualificado e de confiança: Você deve procurar uma empresa de contabilidade antes de mais nada. O profissional contábil poderá te orientar com maestria sobre variados assuntos do âmbito legal, leis e impostos, tributações e eventuais dúvidas da parte tributária do negócio. Em nossa concepção é inviável tentar começar uma empresa sem o auxílio do contador. Destacamos a possibilidade de você iniciar uma empresa sendo MEI, onde o processo de abertura é simplificado, bem como as obrigações fiscais, podendo ser feito praticamente tudo pela internet.
Contrato social: O Contrato Social é o documento que atesta a fundação de uma empresa. Ele serve, junto com o cadastro do CNPJ, para comprovar a existência do negócio e também fazer a definição básica de algumas informações.
Registro na junta comercial: Você deve procurar a Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas do seu estado. Este passo deve ser feito antes mesmo do CNPJ da empresa, na verdade é a partir desse registro que a sua empresa passará a existir oficialmente.
Alvará de localização e funcionamento: Não menos importante é o alvará de funcionamento. Este documento você consegue juntamente a prefeitura do seu município. Nada mais é do que uma autorização municipal que comprova que o seu negócio é viável e tem condições de abrir as portas no local escolhido para a atividade empresarial determinada para o seu CNPJ. Novamente reiteramos a importância do contador nesses processos.
Inscrição Estadual: Na maioria dos estados brasileiros, você vai conseguir emitir a Inscrição Estadual juntamente com o CNPJ, pela internet, em um cadastro único. Lembrando que pode haver variações, dependendo do
lugar onde você vai abrir a empresa. O bacana é sempre consultar a Secretaria da Fazendo do seu estado.
Licenças e inscrições nos órgãos de regulação e municipais: São as famosas vistorias e podem ser bem variáveis dependendo do tipo de empresa ou atividade exercida. Podemos dar alguns exemplos:
- Licença ambiental: Obtida em órgãos Municipais e Estaduais de meio ambiente e no IBAMA. Geralmente é exigida de empresas que exercem atividade industrial, metalúrgica, mecânica, têxtil, química, de calçados, atividade agropecuárias;
- Licença sanitária: Obtida em órgãos Municipais, Estaduais e Federais de vigilância sanitária. É exigida principalmente de empresas que atuam no setor de alimentação, medicamentos e cosméticos;
- Vistoria de cumprimento das normas de segurança: É realizada pelo Corpo de Bombeiros e praticamente todas as empresas estão sujeitas.
Digamos que estes foram alguns itens importantes para o processo de legalização e autorização de órgãos estaduais e municipais para que o seu negócio possa abrir as portas. Porém esta parte foi apenas burocrática, agora queremos listar de forma mais objetiva outros pontos importantíssimos que o empreendedor deve saber antes de iniciar um empreendimento, vamos lá.
- Você vai precisar de uma certificação digital: Ele é mais conhecido como certificado digital e pode ser adquirido em 2 modalidades, certificado A1 que é um arquivo digital que você instala no seu computador, normalmente com a validade de 1 ano, assim como o certificado A3 que é pode ser um TOKEN ou Cartão, válidos por 3 anos. O certificado é fundamental para a emissão das suas notas eletrônicas.
- Procure um bom sistema de Gestão Comercial: Quando o seu negócio começar a funcionar, você já terá que ter um sistema funcionando no seu estabelecimento. Todas as informações financeiras, de faturamento, de estoque, de fornecedores e clientes devem ser registradas. Sem contar que o sistema de Gestão Comercial permite a emissão de documentos fiscais, como as suas notas eletrônicas, cupons eletrônicos, notas de serviço, entre outros.
- Respeite o seu fluxo de caixa e o capital de giro necessário: Este item é como se fosse o pulmão do seu negócio, se isso não for levado a sério, as chances da sua empresa quebrar são altas. Busque entender o valor necessário mensal de capital de giro, busque qualificação e ajuda se necessário. Controle as contas da empresa, entenda suas margens de lucro, ponto de equilíbrio, etc. Lembrando que estes itens que acabamos de citar você encontra em um bom software de Gestão Comercial, com os mais variados relatórios, que vão te mostrar na palma da mão a situação financeira da sua empresa.
- Invista em Marketing: Não é porque você está começando um negócio que não pode investir um pouco no Marketing, e em muitos casos não é necessário um valor astronômico para fazer isso. Cuide da aparência das suas redes sociais, tenha um site responsivo e atraente. Implemente ao site um blog e comece a produzir conteúdo relevante para o seu público alvo. Conforme os negócios vão melhorando, invista em links patrocinados no Google e Facebook, quem sabe até mesmo, faça vídeos para o youtube e apresente o seu negócio ao grande público. Na era digital, sua empresa precisa ser vista e bem vista. Isso vai gerar novos negócios com certeza.
- Não desista dos seus sonhos: Sabemos que não é fácil tirar uma ideia do papel e trazer à realidade. Porém sabemos que é possível. Uma das virtudes mais interessantes em grandes empreendedores é a persistência e fé de que seus negócios prosperarem algum dia. Tenha essa mesma virtude de nunca abaixar a cabeça, mesmo em tempos difíceis.
Esperamos que este texto posso ter ajudado você de alguma maneira. E falando sobre Sistema de Gestão Comercial, você já ouviu falar do Master Key? Dá um conferida nas funcionalidades que ele entrega neste link → Master Key.
O Master Key ajuda atualmente mais de 7 mil empresas, de norte a sul do Brasil, impulsionando sonhos.
Por hoje é somente isso pessoal, forte abraço e até o próximo Post.
Para maiores informações acesse: https://www.officesystem.com.br/produtos/master-key ou ligue para 051 3748-1792
✓ INSCREVA-SE NO CANAL: https://www.youtube.com/channel/UCJzz…
✓ BLOG: https://www.officesystem.com.br/blog
✓ INSTAGRAM: https://www.instagram.com/officesyste…
✓ FACEBOOK: https://www.facebook.com/officesystem/