Com certeza este tema já gerou muitas dúvidas e dores de cabeça para os tomadores de decisão das empresas. Mas isso de fato não é culpa dos empreendedores e empresários deste País, na realidade é compreensível que isso aconteça devido ao grande volume de mudanças nas regras e layouts que o fisco controla.

A cada ano que passa uma nova lei é criada, ou uma nova determinação por parte da Receita é estabelecida, obrigando assim as empresas a se adequarem em um curto espaço de tempo as novas diretrizes, sujeitas inclusive a multas em casos de descumprimento dentro do prazo previsto.

 

Quais são os documentos fiscais que eu preciso emitir?

Vamos de fato ao que interessa, conhecer os possíveis documentos fiscais que a sua empresa precisa ou quem sabe um dia vai precisar emitir.

Vou iniciar a lista com a Nota Fiscal Eletrônica modelo 55, ela com certeza é bem conhecida e bastante utilizada por milhares de empresas no Brasil. Ela veio para substituir o antigo modelo de notas fiscais que era feito via preenchimento físico modelo 1 e 1 A. Sua base de dados agora é totalmente virtual, ficando armazenados nos servidores da SEFAZ de cada estado. O modelo 55 caracteriza operações de venda e compra de produtos, mas pode ser utilizada também para notas de transferência, bonificação e outras operações.

Importante destacar que para fazer a emissão da Notas Eletrônicas as empresas precisam ter um certificado digital e também um software de automação e gestão comercial.

Muito conhecido também e não menos importante para as empresas de comércio em geral, é o Cupom fiscal ou mais recentemente o Cupom Eletrônico (NFC-e).

No modelo de cupom fiscal a empresa tem a necessidade de comprar uma ECF lacrada. O custo de aquisição dessa impressora é elevado, tanto quanto as suas eventuais manutenções.

Já no modelo de NFC-e – Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, as empresas conseguem utilizar uma impressora não fiscal, diminuindo consideravelmente o custo de aquisição. Da mesma forma que a Nota Eletrônica, a NFC-e é transmitida para os servidores da Sefaz, gerando arquivos em formato XML. Tanto a NF-e quanto a NFC-e podem ser consultadas a qualquer momento nos sites da Receita Federal, via chave de acesso.

A NFC-e vem para substituir o Cupom fiscal tradicional, por isso é importante que você fique atento as determinações do seu estado relacionados a este assunto, indicamos que você converse com a sua contabilidade para saber detalhes a respeito das datas, para evitar problemas futuros.

Vamos falar um pouco da NFS-e – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Esse modelo de nota é voltado para o registro de prestação de serviços, seus impostos são municipais, falando de ISS – Imposto sobre serviços, ao contrário da Nota Eletrônica modelo 55 onde seus impostos são estaduais e federais.

Normalmente cada município possui um provedor de acesso, ou seja, as empresas precisam verificar juntamente a prefeitura qual é o provedor e repassar estas informações ao desenvolvedor do software de Gestão da sua empresa.

Já ouviu falar do SAT Fiscal? Pois bem, vamos entender um pouco mais sobre esta nova tecnologia. O SAT-CF-e – Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos é um projeto exclusivamente do estado de São Paulo e tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações comerciais do varejo dos contribuintes, em substituição aos atuais equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

Para utilizar esse sistema SAT Fiscal as empresas precisam adquirir:

Escolha um software completo

Agora que você já sabe quais são os principais documentos fiscais utilizados atualmente, chegou a hora de escolher um sistema de automação que atenda a todas estas tecnologias. Nós sabemos como é complicado ficar dependendo de vários módulos separados, e quando a sua empresa realmente precisa de uma tecnologia ou precisa de uma atualização devido as mudanças do fisco, ter que pagar e esperar longos períodos para conseguir.

Pensando em tudo isso, queremos te apresentar a nossa solução em Software emissor de documentos fiscais. Estamos no mercado a mais de 25 anos e ao longo do tempo conseguimos desenvolver uma solução completa e fácil de utilizar,

Nosso Software se chama Master Key e nele você consegue fazer a emissão de todos estes documentos fiscais citados no texto. Sem contar que ele é homologado em todo Brasil.

Se você está procurando por um sistema confiável e que te possibilite fazer a emissão de notas ou quem sabe a emissão dos seus cupons fiscais de forma rápida e fácil, conheça o nosso Software.

Acesse www.officesystem.com.br para maiores informações e nos siga nas redes sociais.

Youtube –https://www.youtube.com/channel/UCJzzRkusgUgEzyzQWqDuGdw

Facebook – https://www.facebook.com/officesystem

Instagram – https://www.instagram.com/officesysteminfo

 

Espero que esse pequeno post possa ter ajudado a sua empresa, nos vemos em breve, até mais!

Deixe um comentário