Atualmente existe uma quantidade absurda de softwares no mercado mundial. De 5, 6 anos para cá o crescimento da demanda de software para diferentes tipos de negócios e organizações, tem crescido exponencialmente.

Neste cenário, percebemos que cada vez mais os profissionais de tecnologia da informação, precisam estar preparados e atualizados para desenvolver softwares cada vez mais robustos, seguros e dinâmicos.


Linguagens de programação

Cada software tem suas particularidades e é escrito em uma determinada linguagem de programação. O termo linguagem de programação as vezes pode soar como algo difícil de entender, porém nada mais é do que o código interno que os desenvolvedores escolheram para criar o programa.

Podemos citar algumas das linguagens mais utilizadas no mundo:

  • Java

  • Javascript

  • C++

  • C

  • PHP

  • Python

  • Ruby


Estas são algumas das mais conhecidas e cada uma delas tem as suas especificações e estrutura interna. Na realidade até existe uma certa competição entre os desenvolvedores de cada uma delas, ou seja, cada um puxa para o seu lado.

Em nosso ponto de vista não há como determinar qual é a melhor linguagem de programação, mas entendemos que talvez determinada linguagem atenda melhor um projeto específico. Na verdade o que realmente conta é entregar ao final do projeto algo de qualidade e que ajude o cliente final.

Mas nosso objetivo não é aprofundar em cada linguagem, o objetivo é mostrar nesse post qual é o processo que uma fábrica de software precisa adotar para entregar soluções de valor para seus clientes.


Profissionais envolvidos no processo

Quando falamos de software, precisamos entender que existem vários profissionais envolvidos até a entrega do sistema. Podemos citar alguns profissionais:

  • Engenheiro de Software

  • Analista de Desenvolvimento

  • Analista de Testes


Cada função que citamos acima é extremamente importante. A missão dessa galera é realmente otimizar cada dia mais os softwares e entregar valor a cada cliente.


Processos no desenvolvimento de Software

Agora que você já sabe quais são as principais linguagens de programação e conhece quais são os profissionais que fazem tudo isso acontecer, chegou a hora de entender qual é o processo na hora de colocar tudo isso em prática.

Inicialmente, quando uma nova ideia está sendo pensada é importante viabilizar o projeto, ou seja, o gestor da empresa faz estudos para ver se depois que o software estiver pronto, se dará lucros ou não para empresa. Parece ser meio lógico isso, porém extremamente importante.

Após essa etapa inicial de validação do projeto, chega a hora dos profissionais de software entrarem em ação. Umas das primeiras coisas que vão ser feitas é fazer a análise dos requisitos de software, em outras palavras, os engenheiros de softwares listam tudo que o sistema vai exigir e quais serão as etapas de cada fase do projeto.

Depois disso entra em cena a Implementação, podemos dizer que agora sim os programadores colocam a mão na massa e codificam o software de fato.

Não menos importante é o processo feito pelos profissionais de teste de software. Não basta apenas criar o sistema, é necessário testar tudo o que foi feito, com o objetivo de encontrar falhas. Se encontrado algum BUG no sistema este mesmo é passado para o desenvolvimento corrigir.

Uma etapa que também não pode ser deixada de lado é a documentação de cada nova versão ou alteração do sistema. Assim que é liberada uma nova atualização ou é feita a correção de eventuais erros, isso é documentado em algum tipo de software de controle de versão, para que caso necessário possa ser consultado e diagnosticado o que foi alterado e o porquê.



Desenvolvendo Softwares de Automação e Gestão Comercial

Com certeza tudo isso que falamos acima se aplica também ao mercado de automação e gestão comercial. Levantamento de requisitos, codificação, teste de software e suporte ao cliente são processos quem não podem ser menosprezados por qualquer Software House ou fábricas de softwares.

O sistema construído precisa ser confiável, fácil de ser utilizado e ter atualizações constantes. Na hora de escolher um sistema tente observar os processos que a empresa adota ao desenvolver o sistema. Conheça a empresa, os profissionais envolvidos. Adotar essa medida pode eliminar futuras dores de cabeça.


Levamos a sério a qualidade de Software

Bom pessoal, nesse post tentamos esclarecer algumas dúvidas e curiosidades a respeito de todo esse processo tecnológico que atualmente toma conta de qualquer tipo de desenvolvimento de sistemas, softwares e programas.

Sabemos como é difícil a tomada de decisão quando um empresário ou empreendedor precisa escolher um sistema de automação para a sua empresa. Aqui na Office System, todos estes processos são aplicados diariamente, nossa equipe de desenvolvimento está em constante evolução e aperfeiçoamento. Todos os nossos softwares possuem atualizações semanais, e cada nova versão é documentada.

Quando encontramos um eventual erro, de imediato já processamos isso e encaminhamos para a o processo de correção.

Além do mais, prestamos um excelente suporte ao cliente. Nosso time está preparado para atender de forma qualificado e personalizada nossos clientes.

Convidamos você a conhecer mais sobre a nossa empresa pelo site www.officesystem.com.br e também pelas nossas redes sociais.

Toda semana temos novos vídeos em nosso canal no Youtube.

Obrigado e até mais!