Empresas de tecnologia que comercializam sistemas ERP, sistemas de gestão e automação comercial, tem a missão de entregar soluções que facilitam a vida dos clientes, através de softwares inteligentes e que automatizam e centralizam as informações das empresas.

Mas apenas vender o software não é o suficiente, pois nem todo empresário tem o conhecimento para utilizá-lo corretamente. É justamente neste momento que entra em ação o time de suporte técnico.

Quando uma equipe de suporte não está sendo treinada constantemente e deixa a desejar nos atendimentos prestados, ela pode ser vista por seus clientes como um “mal necessário“. Porém um bom serviço de atendimento pode ter o efeito contrário, ou seja, é quando os próprios clientes reconhecem que as metodologias aplicadas pelos técnicos do suporte resolvem os seus problemas, de forma rápida e definitiva.

O que faz uma equipe de suporte?

Primeiramente precisamos destacar que o suporte tem a missão de apoiar o usuário nas funcionalidades e possibilidades dos softwares. Como também resolver e corrigir definitivamente eventuais erros no sistema, efetuar novas configurações e atualizações.

Como fazem o atendimento?

Um dos pontos para serem analisados na hora de escolher o fornecedor de software, são os canais de atendimento ao cliente, ou seja, são as plataformas disponibilizadas pela empresa para melhor lhe atender.

Podemos citar o mais tradicional de todos, que é o atendimento realizado por telefone. Esse meio oferece ao cliente um contato imediato com o suporte. Neste caso o ideal é achar uma empresa que não faça você esperar horas em centrais telefônicas, dê preferência para os atendimentos rápidos e que resolvam os seus problemas.
Existem outros canais, como por exemplo o e-mail que é muito utilizado ainda nos dias de hoje.

Podemos falar também do chat online que normalmente é disponibilizado no site institucional das empresas.

Novos meios de comunicação surgiram na indústria de tecnologia. Essas mesmas ferramentas foram recentemente adicionadas como meios de atendimento, podemos citar o Skype e WhatsApp entre outras tecnologias disponíveis no mercado.

Também vale ressaltar que é fundamental a empresa de software oferecer uma ferramenta de acesso remoto, ou seja, uma ferramenta que possibilite os técnicos acessarem o computador do cliente, realizar o procedimento necessário e encerrar a conexão.

Um item muito importante é avaliar se a empresa disponibiliza atendimento presencial. Um bom fornecedor de software disponibiliza treinamentos presenciais previamente agendados e visitas a empresa para sanar quais queres dúvidas.

Experiência do usuário

Os atendentes do suporte além de serem capacitados tecnicamente, precisam também ter habilidades interpessoais como ter uma personalidade cortês, ter a capacidade de ouvir e entender a situação do cliente. Também precisam entender e resolver conflitos, serem prestativos e pró ativos.

Essas habilidades técnicas e interpessoais juntas contribuem para uma ótima experiência do cliente.

Clientes fidelizados

Com clientes mais satisfeitos e assistidos corretamente, grandes são as chances de ter clientes fidelizados. Afinal, eles não sabem onde mais poderão encontrar um suporte tão bom. Eventualmente, eles também passam a indicar a empresa para outros potenciais clientes.

A importância do suporte

Esperamos que este pequeno post possa ter ajudado você que deseja contratar um software de Gestão e Automação Comercial.
Nós da Office System investimos constantemente em nosso time de suporte técnico. Atualmente fazemos treinamentos semanais, pois buscamos aprimorar nossa maneira de ajudar nossos cliente e parceiros.

Mantemos uma relação saudável e de confiança com cada um deles.
Seja por atendimento presencial, telefone, e-mail, chat online, tenha a certeza que você será muito bem atendido. Vale lembrar que possuímos aos finais de semana o plantão de atendimento.

Caso queira conhecer mais sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco.